3 de maio de 2008

Sintra 10 - Física 3

Atitude ganhadora...!


Atentas promessas do Hóquei...

> SINAL +



  • Muito público entusiasta
  • Reacção positiva à desvantagem (0-2)
  • Jogo de equipa
  • Rotatividade nas duas equipas
  • Vontade e querer de todos

> SINAL -
  • Cartão técnico
  • Oportunidades desperdiçadas
  • Concentração no primeiro quarto do jogo



Sintra

> Reflexão para a 2ªVolta da 2ªFase:

«As equipas são como os baralhos de cartas! Precisam de alguns “ases” (individualidades e especialistas, egocêntricos, capazes de fazerem a diferença), “reis e damas” (jogadores de equipa, preocupados com os outros), “valetes” (jovens potenciais que representam o futuro), “dez, noves, oitos e restantes cartas” (carregadores de piano” sem os quais o baralho não faria sentido nem cumpriria a sua missão). Tal como no baralho, todas as cartas (jogadores) têm um contributo importante a prestar! E a falta de uma delas (de um jogador) provoca a impossibilidade de utilização do baralho (da equipa ter resultados)!...
A preocupação do treinador é alcançar uma fundamental coesão técnica e humana, lutando muitas vezes contra forças internas que por vezes produzem desintegração e divisão (o todo torna-se maior que a soma das partes…)» in Gerir é Treinar, Araújo, Jorge.
Esta reflexão é também uma homenagem ao meu Treinador de Basquetebol, Jorge Araújo.
Carlos Lopes


> > Opinião > Treinador

À semelhança dos últimos jogos, iniciámos o jogo a um ritmo baixo, mostrando algumas dificuldades na recuperação defensiva e pouca agressividade. Assim vimos o nosso adversário marcar dois golos de inicio, enquanto nós desperdiçámos demasiadas oportunidades. Após estarmos em desvantagem, aumentámos bastante a dinâmica de jogo e conseguimos corrigir alguns aspectos defensivos. Com maior agressividade e um aumento substancial do ritmo de jogo, conseguimos dar a volta ao jogo e construir uma vantagem confortável. O empenho e vontade dos jogadores foi notória mas, nos próximos jogos, não podemos entrar tão "adormecidos" pois corremos o risco de comprometermos a vitória.

6 comentários:

Anónimo disse...

Um bom ensaio o que hoje se realizou....um bom jogo com alguma emoção no principio fruto de alguma desconcentração inicial por parte do sintra e bem aproveitada pela fisica...assim culminamos a 1ªvolta na primeira posição e para a semana temos o jogo do "titulo" frente ao cascais temos que ganhar e para isso é preciso trabalhar durante esta semana para termos um bom jogo no sabado...

Anónimo disse...

E pronto! Acabam de provar que se quiserem o jogo com o Benfica foi um acidente de percurso. Vamos continuar a trabalhar e atenção que com a equipa de Infantis do Cascais afastada da proxima fase da Taça APL os escolares que costumam lá ir estaram mais frescos, assim não esperem o cansaço apresentado pelos jogadores no 1º jogo.

Anónimo disse...

Já que o treinador é o mesmo nos benjamins quero dar os Parabéns ao Hugo pela forma com levou os meninos a vitória frente ao Alenquer.

Força Hugo nos escalões de formação.

Anónimo disse...

A DESCONCENTRAÇÃO NA PARTE INICIAL TEM A VER COM UM ERRO QUE JÁ VEM DE TRÁS,QUEM DEFENDE?QUEM ATACA?NÃO PODE HAVER VEDETAS,DEVE JOGAR QUEM SE ESFORÇA E LUTA EM PROL DA EQUIPA,E O TREINADOR TEM OBRIGAÇÃO DE VER.NÃO DEVE DE HAVER A 1ªEQUIPA E O RESTO.

Anónimo disse...

O problema é que os miudos do 1º tempo, são sempre os primeiros a jogar, penso que na mente deles não tem que se esforçar, jogam sempre, e nos últimos jogos essa situação é bastante visivel, a falta de vontade e a perda de oportunidades é bastante visivel. O problema é que os restantes jogadores sente e falam dessa situação.

Anónimo disse...

No outro dia alguém aqui falou em desporto enquanto crescimento, fazendo saudavelmente parte da construção de uma personalidade e do carácter da criança. Não posso estar mais de acordo. Estes rapagões, estes valentões, têm muito a aprender com a família, com a equipa técnica, com as vitórias e com as derrotas. Sobretudo para que não se minimize o impacto da agressão sofrida pelo meu homónimo, o Ricardo, no jogo do Algés-Parede. A violência, que nunca esteve na moda, deve ser condenada. E estes rapazes devem cedo compreender que perdem toda a razão (se a tiverem) enveredando por este caminho. Creio que não serve de nada ignorar a agressão. E também não serve de nada assumir comportamentos de líder ou de herói. Por alguma razão estes rapazes escolheram um jogo de equipa.
Deixo ainda duas observações à direcção do blog, que considero muito bom:
1-Cada vez que esta equipa vence aparece sempre um pequeno filme a enaltecer a equipa. Porque não quando também perdem? A derrota também é importante, ainda que não se goste dela.
2-Quando a direcção deixa um convite para assistir aos jogos apresenta os símbolos das equipas e imagens muito bonitas de Sintra. Era simpático honrar e dignificar o 'adversário' apresentando uma imagem da sua cidade.
São só sugestões de um grande apreciador desta modalidade (lembro-me tão bem da década de 60 e 70 e da febre que envolvia os jogos) que às vezes consegue ir ao Sintra e ao Cascais. Admiro muito as duas equipas e não posso deixar de desejar bons jogos a ambas.
Ricardo Oliveira